Outras medidas e iniciativas de política pública

A Câmara Municipal de Amarante tem procurado fortalecer, ao longo dos últimos anos,
uma política local de apoio à inclusão e coesão social através da música.

Concerto no Museu Amadeu Souza Cardoso, Amarante

Por um lado, o Município apoia diretamente o transporte de alunos do ensino artístico – nomeadamente de música e dança – procurando assim assegurar que todas as crianças e jovens amarantinas que necessitam têm iguais oportunidades de acesso à formação e fruição artística.

Por outro, apoia a promoção e disseminação da música através de uma linha programática de festivais e de eventos gratuitos para toda a população, que ocorrem em espaços públicos e patrimoniais.

Estes eventos favorecem o acesso não apenas a uma programação regular de música, mas também aos espaços históricos e patrimoniais qualificados, que acolhem estas iniciativas (caso, por exemplo, de muitas das igrejas do centro histórico da cidade de Amarante, do largo de São Gonçalo, do Museu Amadeo Souza-Cardoso, dos claustros da Câmara Municipal de Amarante, entre outros).

Por último, o Município tem apostado em ações de combate à exclusão social que cruzam diferentes valências, artísticas, sociais e culturais – como é o caso do ‘Amarante de igual para igual’, campanha de sensibilização para a diferença e desigualdade, promovida pela Divisão de Ação Social, que inclui oficinas artísticas de diversas disciplinas criativas, entre as quais a música. Esta ação já teve duas edições (2015, 2016) e envolveu cerca de 2500 alunos do concelho.