Grupos Corais

Coros Litúrgicos

Em Amarante existem seis coros paroquiais que mobilizam um total de 100 pessoas. Os grupos corais litúrgicos têm, em média, cerca de dez pessoas, sendo que o mais pequeno terá apenas 6 pessoas. Estes grupos abertos a todas as pessoas de todas as idades, estimulam dinâmicas de culto através do canto.

Coros das escolas

Tendo em vista o desenvolvimento das competências musicais e fomentar a coesão entre alunos, funcionários, pais e professores, existem atualmente pelo menos três grupos corais na cidade que funcionam em ambiente escolar. O ‘Grupo coral sem nome’ do Agrupamento de Escolas de Amarante, que tem 40 elementos. O Grupo coral do Externato Vila Meã, que possui 50 elementos e o Grupo coral do Colégio de São Gonçalo.

Universidade Sénior de Amarante
Universidade Sénior de Amarante

A Universidade Sénior de Amarante tem atualmente dois grupos corais: um deles sedeado no polo de Amarante e outro no de Vila Meã. Com maior dimensão, o grupo de Amarante tem 58 elementos com idades, compreendidas entre os 56 e 83 anos, e é maioritariamente constituído por mulheres. Para além dos elementos vocais, este coro conta ainda com oito cavaquinhos e seis guitarras. O grupo tem uma parceria com a Academia de Música 906 onde os alunos aprendem Cavaquinhos e Guitarra. O grupo faz diversas atuações ao longo do ano, apresentando um repertório constituído essencialmente por músicas do cancioneiro popular português. No polo de Vila Meã o coro tem 17 elementos, 9 instrumentos (cavaquinho, viola e concertina) e 8 vozes.

Coro Polifónico de Amarante

O Coro Polifónico de Amarante foi fundado em Outubro de 2014, na cidade de Amarante, com os seguintes objetivos: ser um coro independente; agregar elementos de todas as freguesias do concelho de Amarante; proporcionar o acesso à formação coral, vocal e musical, de forma gratuita; promover a música coral de referência histórica; revitalizar a música coral no concelho de Amarante; e, finalmente, contribuir para promover a Cultura na cidade de Amarante. Atualmente, o grupo conta com 30 elementos. Recentemente foi criado o projeto “Coro dos Pequenos Cantores de Amarante” inteiramente voltado para crianças e jovens, tendo já cerca de 20 elementos.