Bandas Filarmónicas

Banda Filarmónica
Banda Musical de Amarante

A Banda Musical de Amarante foi fundada em Dezembro de 1854 para celebrar a Restauração da Independência de Portugal. Contudo, só veio a ter o seu nome atual em Janeiro de 1983.

Ao longo de mais de uma centena e meia de anos de atividade, a Banda Musical de Amarante tem desempenhado um papel fundamental na promoção da formação e aperfeiçoamento de instrumentistas de Sopro e Percussão em Amarante. Atualmente, a Banda é composta por 50 elementos e possui uma Orquestra Juvenil formada por 30 jovens músicos.

A Banda Musical de Amarante atua em diversos eventos um pouco por todo o país.

Banda da Associação Musical da Várzea

A banda da Associação Musical da Várzea é atualmente composta por 50 elementos que frequentam a escola da banda para formação e aperfeiçoamento dos seguintes instrumentos de percussão: trompa, clarinete, trombone, flauta transversal, saxofone, tuba, trompete.

Banda de S. Martinho de Mancelos

A Banda de S. Martinho de Mancelos surgiu a partir de uma tuna formada, em 1889, pelo Padre José Vitorino Carvalho. Este agrupamento evolui e em 1919, era formado definitivamente o atual agrupamento musical. No decorrer dos anos 80 do século XX foi inaugurado o Centro Social e Cultural da Banda de S. Martinho de Mancelos, situado no lugar de Nogueira. Atualmente a Banda é composta por 55 músicos, incluindo o maestro, maioritariamente jovens. Atualmente, cerca de 50 alunos frequentam a escola de música da Banda de S. Martinho de Mancelos.