RUA

O RUA – Revitalização Urbana de Amarante é um projeto de revitalização e regeneração que pretende dinamizar o centro da cidade, criado pela Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, pela Associação Empresarial de Amarante, e pelo Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante. Pretende gerar novas dinâmicas sociais e urbanas, alterando e combatendo paradigmas de estagnação, através da dinamização do espaço público, da sensibilização sobre a importância da reabilitação e ocupação do edificado, e da regeneração e rentabilização do comércio de rua. Deste modo, indentificaram-se focos de perturbação no espaço público, tendo em vista a sua gestão, o incentivo à participação pública e à cidadania responsável e a criação de um programa cultural e artístico de revitalização urbana, que fomente as atividades ao ar livre promovendo o encontro social, tornam-se as principais frentes de ação do projeto.

Em 2017, o RUA já efetuou algumas ações sendo que realçamos duas que, pela sua natureza, possuem uma forte ligação à Candidatura de Amarante à Rede de Cidades Criativas UNESCO, na categoria Música.

Mimo a Minha Cidade

A ação “Mimo a Minha Cidade” foi pensada para promover o comércio em Amarante, em especial na altura durante o Festival MIMO e o período de pico de afluência turística e de regresso da comunidade emigrante. Esta ação do projeto RUA foi desenvolvida em sinergia com a candidatura de Amarante à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, uma vez que o tema de inspiração foi Amarante Cidade Criativa.

Para a construção criativa das narrativas e das ilustrações, foi convidada a escritora Adélia Carvalho, e os ilustradores Anabela Dias e Diogo Cardoso. A narrativa cruzou figuras chave do universo histórico de Amarante, nomeadamente Amadeo de Souza-Cardoso, Teixeira de Pascoes, S. Gonçalo, e o Trovador criador da viola Amarantina, no qual todos eles expressam um saudosismo muito típico da cultura portuguesa, no qual a principal saudade é, neste caso, a saudade de Amarante, e de vários elementos da cidade e da sua cultura.

"Esplanada Comum" na Noite da Viola Amarantina

Nesta ação mais uma vez se vincula a articulação de um evento que teve a sua segunda edição a 16 de Setembro de 2017, com foco num dos instrumentos mais tradicionais de Amarante – a Viola Amarantina – organizado pela Associação Empresarial de Amarante, com atuações da Associação Propagode e com o contributo d’O Arquinho Comércio Vivo. Com a criação de uma “Esplanada Comum”, o projeto RUA teve o intuito de provar que, com princípios de comunidade e entreajuda, é possível gerar dinâmicas de espaço público que fortalecem a vivência da cidade.

Noite da Viola Amarantina