Auditórios e Cineteatros

Amarante possui um conjunto de Auditórios e Cineteatros direcionados para a promoção e disseminação artística, cultural e criativa, nomeadamente na área da música. São exemplo o Centro Cultural de Amarante, o Cinema Teixeira de Pascoaes, o Cineteatro Raimundo Magalhães e a Casa da Portela, todos com auditórios de média dimensão. O anfiteatro de Gondar é outro espaço de fruição ao ar-livre. O Cineteatro de Amarante, será em 2019 o grande auditório e palco de eventos da cidade.

Centro Cultural de Amarante

Escola de Música e centro cultural, gerido por uma associação de carácter cultural, desportiva e recreativa.

As atuais instalações do Centro Cultural de Amarante, inauguradas a 9 de Agosto de 2008, localizam-se na Antiga Cadeia Comarcã de Amarante, um edifício histórico dos finais dos anos quarenta do século XX, localizado na zona norte da cidade transformada num moderno equipamento cultural e escolar especializado. O Centro Cultural de Amarante conta com um auditório com 126 lugares, utilizado regularmente para a realização de concertos, masterclasses, espetáculos de dança, palestras e conferências, entre outros eventos.

O Centro Cultural de Amarante, é desde 9 de Agosto de 2017, um Centro UNESCO.

Cinema Teixeira Pascoaes

O Cinema Teixeira de Pascoaes é utilizado regularmente pelo Cineclube de Amarante para sessões de cinema. De forma mais pontual, também se realizam neste espaço cine-concertos. O auditório do Cinema tem capacidade para 180 lugares.

Cinema Teixeira de Pascoaes, Amarante
Cineteatro Raimundo Magalhães

Auditório Cultural e Centro Cívico com 320 lugares, gerido pela Associação de Beneficiência de Vila Meã.

Anfiteatro ao Ar-livre de Gondar

Palco ao ar-livre que acolhe, numa paisagem magnífica, concertos e espetáculos performativos.

Igreja da Misericórdia e Mosteiro de Santa Clara
Casa da Portela

Espaço gerido pela Câmara Municipal de Amarante, recebe pontualmente diversos eventos de índole cultural, social e artística. Conta com um auditório com 84 lugares.

Cineteatro de Amarante

O Cineteatro de Amarante foi inaugurado em 1947 e teve uma programação ativa até à década de 1980. Atualmente, este é o local de ensaio da Orquestra do Norte.
O projeto de recuperação do antigo Cineteatro de Amarante, da autoria do Arq. Carlos Prata, encontra-se neste momento em curso. Pretende-se, através da reabilitação do edifício, responder à carência de um espaço de auditório na cidade de Amarante, que passará assim a ter capacidade para receber um número elevado de espectadores (400 lugares) e de agrupamentos de músicos.