Workshops e masterclasses

Um vasto conjunto de congressos, conferências, workshops e masterclasses, de âmbito nacional e internacional, são organizados anualmente em Amarante por diferentes organizações da cidade, sendo frequentemente dirigidos para estudantes e profissionais na área da música.

Festival/Concurso Internacional de Guitarra

O Centro Cultural de Amarante promove o Festival/Concurso Internacional de Guitarra desde 2015. Esta iniciativa inclui, para além dos concertos dos guitarristas a concurso, a realização anual de masterclasses dirigidos a alunos de música e músicos profissionais. Nas duas primeiras edições do Festival (2015, 2016) realizam-se 16 masterclasses, estimando-se um público de 160 pessoas.

Festival Mimo Portugal

O Festival Mimo Portugal, coproduzido pelo município, contempla, entre outras atividades, a realização de vários workshops e atividades de formação direcionadas sobretudo a jovens músicos. Na sua primeira edição (2016), realizaram-se 8 workshops, com um público estimado de 94 pessoas.

Ações de formação na área da música para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário

A Câmara Municipal de Amarante promove, de forma pontual, ações de formação na área da música, dirigidas a Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, que visam melhorar os seus conhecimentos e competências. A última ação de formação deste tipo, realizada em 2016, intitulou-se “O potencial dos instrumentos de percussão tradicionais portugueses no ensino da música” e envolveu Professores e Educadores de Infância.

Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão

O Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão, promovido pela Banda Musical de Amarante, realizará a sua décima edição em 2017. Dirigido a jovens músicos de todo o país, atrai anualmente cerca de 100 instrumentistas.